O Consórcio

Pragmasoft

A Pragmasoft é uma empresa de desenvolvimento de software com 20 anos de experiência a trabalhar com empresas multi-nacionais e com instalações um pouco por todo o mundo. O Prémio Nacional de Multimédia atribuído à mesma em 2012 demonstra a sua habilidade na criação de produtos inovadores.

Conta com equipas de desenvolvimento dedicadas a comunicações em tempo real e a interfaces de utilizador para todos os Sistemas Operativos e dipositivos que seguem as melhores práticas de desenvolvimento de software, utilizando metodologias Agile e SCRUM.

Universidade do Minho

A Universidade do Minho é uma universidade pública com autonomia administrativa e financeira. Foi fundada em 1973 e iniciou a sua atividade académica em 1975/76. Localizada na região do Minho, conhecida pela significativa atividade económica e pela juventude da sua população, a Universidade do Minho tem 2 campi: um campus localizado em Braga e o outro em Guimarães. Com uma população de mais de 15.000 estudantes, com cerca de 1.200 docentes e 600 funcionários, a Universidade do Minho é uma das maiores universidades portuguesas. A Universidade do Minho possui 11 Institutos e Escolas, organizados em Unidades Orgânicas, Departamentos e Unidades de Investigação. Os Departamentos são estruturas permanentes para gerar e transmitir conhecimento no contexto de uma disciplina ou conjunto de disciplinas. As Unidades de Investigação, referidas como Centros de Investigação, gozam de autonomia científica e estão estruturadas de acordo com áreas específicas do conhecimento e de atividade.

A Universidade do Minho é reconhecida como uma universidade de investigação, possuindo 85% dos seus docentes o grau de doutor. A Universidade encontra-se ainda envolvida em 3 Laboratórios Associados, nas áreas das nanoestruturas, nanomodelação e nanofabricação, dos biomateriais e da biotecnologia e bioengenharia. A partir de Junho de 2009, a UMinho passou a contar com o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, sedeado no AvePark, o único Instituto deste tipo em Portugal.

A Universidade do Minho reconhece e apoia a valorização do conhecimento como uma componente integral da sua missão. Promover a transferência de conhecimento e tecnologia para a Sociedade através de parcerias com empresas, licenciamento de propriedade industrial e apoio à criação de novas empresas intensivas em conhecimento – empresas spin-off – permite disponibilizar novos produtos, processos e serviços à Sociedade, com um claro impacto no desenvolvimento económico e na geração de emprego.

Catim

O CATIM é uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos, que resultou da associação de interesses de empresas industriais e respetiva associação, assim como de organismos públicos. Os sócios fundadores do CATIM são a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), o Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI) e o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI).

Dada à especificidade (Centro Tecnológico) e à sua vocação setorial, o CATIM tem sido sempre um elemento incontornável na modernização do tecido empresarial do sector metalúrgico e metalomecânico e áreas afins, prestando serviços diretamente às empresas e colaborando com o Estado e seus diversos departamentos na execução de funções relevantes (caso do reconhecimento como Organismo Notificado ou Organismo de Normalização Sectorial em diversos domínios) quer em diversos programas industrialmente orientados, quer em parceria com diversas entidades nacionais e estrangeiras, por exemplo infraestruturas tecnológicas e associações, e que visaram e visam genericamente ou especificamente a melhoria da qualidade, da segurança, da inovação, da competitividade, o upgrade tecnológico, a sustentabilidade da indústria nacional e europeia. Conhecer bem os sectores alvo da nossa missão tem sido uma preocupação constante, quer através de uma estreita ligação que mantém com as Associações Empresarias e Industriais, e sectoriais em especial a AIMMAP, quer com a participação em programas de estudos sectoriais, diagnóstico e planeamento estratégico individualizado para as PME’s (e.g. Estudos de Benchmarking, programas de formação-ação e intervenção em posto de trabalho), estudo e implementação de boas práticas industriais, quer através da participação em diversos fóruns nacionais e europeus de vigilância tecnológica.

ETMA

A ETMA situa-se em Braga e conta com 75 anos de existência, dedica-se ao fabrico de peças metálicas, utilizando tecnologia adequada e atual. Ao longo da sua existência sempre apostou em diversidade, conhecimento e tecnologia de ponta, o que a diferencia da concorrência.

A empresa apresenta-se cada vez mais no mercado como um caso único em toda a Europa ao integrar dez processos produtivos integrados: fabrico de protótipos, ferramentas, peças torneadas, peças estampadas, formação automática, forjamento a frio, tratamentos térmicos, soldadura, tratamentos de superfície e montagens.

A ETMA sempre se pautou pela organização, criatividade e competência, sem descurar a atenção e dedicação ao cliente e às suas necessidades. Com isto, a otimização contínua dos seus processos constitui para a empresa um fator de competitividade decisivo para o seu posicionamento no mercado. Assim, com este projeto pretende apostar na implementação de ferramentas de gestão (planeamento e programação das atividades de manutenção preventiva das ferramentas de desgaste) que garantam: a otimização do uso dos recursos disponíveis; a redução de desperdícios associados à atividade de manutenção; o cumprimento dos prazos; a garantia da disponibilidade das máquinas e equipamentos quando necessário; a redução de paragens e intervenções não programadas; a eliminação de danos mais graves na ferramenta, nos componentes ou inclusive na máquina pela não manutenção; e ainda, o respeito pelos requisitos da IATF 16949, entre outros).